quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mídias na Educação

Após o estudo da era das revoluções, concluímos nossas aulas através da realização de um  trabalho de campo  analizando a cidade de São Sebastião do Anta MG. Enfatizamos os aspectos sociais, culturais e políticos, que determinaram esta era, sendo assim, associamos como se organiza o município com relevância a estes aspectos aproximando os alunos da realidade a que estão inseridos. Os alunos entenderam, na prática, como se vive em sociedade, como a cidade hoje é organizada economicamente e politicamente. Cada monumento, prédio público serviu de narrativa para compreendermos como se organiza a sociedade atual em seus diversos aspectos. Ilustramos as constituições, suas origens, sua função social, discussões geradas e fomentadas em sala e aulas de multimídias.
Dessa forma, vimos  com aulas práticas, atividades comerciais, os  poderes administrativos relevando as narrativas sociais e culturais de São Sebastião do Anta.
Com os alunos do 7º ano, foi abordado a política mercantilista e como ela tratava a liberdade de comércio; fizemos um paralelo entre o absolutismo com governos democráticos. Assim analisamos como as pessoas vivem atualmente e como viveram no passado.
Numa perspectiva de estimular os alunos a compreenderem como a sociedade européia vivia no século XV e como a sociedade mudou a partir de eras posteriores foi possível  através da interrelação com a realidade compreenderem o conteúdo estudado.
Em suma, para relembrarmos e registrarmos este momento; tudo foi historiografado através de recursos tecnológicos e midiáticos, internet, câmeras digitais, celulares, músicas, fotografias,   instrumentos de nossas aulas. Realizamos a elaboração deste vídeo com o auxílio de programas como windows movie maker e outros recursos tecnológicos para marcar este momento histórico de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário